Curso Ísvara de Formação de
PROFESSORES DE MEDITAÇÃO

Aprenda com facilidade, profundidade e didática tudo sobre a prática e o ensino da Meditação

Nessa página você encontrará todas as informações sobre o conteúdo e formato do curso, datas e valores.

Qualquer dúvida, converse com nossas secretárias pelo telefone (19) 3203-1918 ou preencha o formulário abaixo para elas entrarem em contato com você.

Saiba mais!

Preencha os 4 campos para que nossas secretárias possam entrar em contato e vocês possam conversar sobre todos os detalhes desse Curso.

03 foto.jpg

Uma Metodologia planejada para você aprender suavemente, passo a passo.

O Curso tem duração de 12 meses. Você perceberá que meditar é fácil e terá imenso prazer em ensinar os outros essa técnica milenar que traz inúmeros benefícios. Nosso curso é baseado em 4 pilares que darão a você toda a experiência e conhecimento necessários para a sua nova profissão:

1. PRÁTICAS GUIADAS:

O coração do curso são as Meditações Guiadas. Elas darão a você as experiências fundamentais e serão o motor que impulsionará você a novos estados emocionais de harmonia, força e plenitude. As gravações que você usará em suas práticas, guiarão você de modo a meditar com eficiência e diminuirão o esforço para integrar a prática ao seu cotidiano.

Você praticará muitas técnicas diferentes de modo a desenvolver desenvolver habilidades cognitivas, mentais e emocionais e aprender ter "vocabulário de técnicas" bem diversificado. Cada meditação será comentada minuciosamente: Analisaremos as diferentes formas de execução, as sensações típicas, as dificuldades comuns, os objetivos de cada técnica, os efeitos no corpo e na mente, as aplicações no dia a dia, seu impacto espiritual, e muito mais.

2. ENCONTROS MENSAIS:

Um sábado por mês, das 9 às 17h estaremos juntos para aprofundar a compreensão, esclarecer todas suas dúvidas, compartilhar experiências e realizar práticas mais profundas. Alternando aulas expositivas e práticas de meditação iremos desvendando o universo da mente, das emoções e da meditação. A meditação em grupo permite mergulhos mais profundos no estado meditativo, ajuda a atingir resultados mais rápidos e é fonte de inspiração para todos os participantes. 

3. VÍDEOS, ÁUDIOS E LEITURAS:

A cada mês você terá acesso a um conteúdo excelente, selecionado e produzido cuidadosamente para que você integre a meditação ao seu cotidiano, entenda as mudanças pelas quais está passando e saiba tudo sobre os diferentes aspectos da meditação. Alternaremos o formato desses conteúdos entre textos, áudios e vídeos. 
 

4. COMUNIDADE:

A jornada da meditação é muito rica e esclarecedora. Durante o curso você irá conviver com pessoas engajadas em mudarem a si mesmas e em  ajudar os outros a passar por esse rico processo de autoconhecimento. Compartilhar essa caminhada com pessoas que tem os mesmos anseios será um estímulo e um prazer a mais nessa incrível jornada de autoconhecimento. 

04 foto.jpg

Programa do Curso

Nas práticas, aulas presenciais e no material disponibilizado pela internet, numa área exclusiva dos alunos, você terá acesso a toda a informação necessária para entender tudo que diz respeito à prática e ensino da Meditação.

O corpo e o estado meditativo

Esta área de estudos e práticas tornará o aluno capaz de entender e vivenciar a estreita correlação que há entre estados físicos e emocionais. Ensinará as diferentes estratégias corporais desenvolvidas pelas tradições meditativas para favorecer a entrada e a permanência no Estado Meditativo.

A respiração e o estado meditativo

Esta área de estudos e práticas tornará o aluno capaz de entender e vivenciar a estreita correlação que há entre o fluxo respiratório e os estados emocionais. Ensinará os diversos exercícios respiratórios desenvolvidas pelas escolas meditativas para facilitar a entrada e a permanência no Estado Meditativo.

A mente e a consciência

Entender através de estudos e vivências a diferença entre o pensar mecânico e condicionado da mente e o ser inteligente e autoconsciente é o objetivo dessa disciplina. Muito se escreveu nas diferentes tradições sobre essa diferença, usando muitos nomes diferentes: alma e mente, purusha e prakriti, shiva e shakti, atman e jiva, etc.

Concentração

Metade das técnicas meditativas podem ser enquadradas dentro da categoria “Concentração”. Aqui serão estudadas e exercitadas numerosas técnicas meditativas, as diferentes formas de praticá-las e seus diferentes resultados físicos, emocionais, mentais e espirituais. Técnicas como visualização, afirmação, mantras, cantilena, chama da vela, batimentos cardíacos, contar respirações e muitas outras fazem parte dessa área.

Contemplação

Nessa disciplina, serão estudadas e exercitadas numerosas técnicas contemplativas, as diferentes formas de praticá-las e seus diferentes resultados físicos, emocionais, mentais e espirituais. Técnicas como vipassana, mindfulness, compaixão, meditação andando, práticas zen, observação das reações e muitas outras serão aprendidas.

Relaxamento, meditação e condicionamento do subconsciente

Aprender a relaxar e a ensinar relaxamentos, discutir o processo e as muitas possibilidades de modificar o pensar automático usando técnicas diversas de relaxamento combinadas com técnicas meditativas é o objetivo dessa disciplina.

A atenção e a experiência

Entender e vivenciar como nossa atenção define nossa experiência gera uma transformação profunda na forma como entendemos a vida e lidamos com ela. Abandonar a postura de vítima e perceber-se como sujeito criador do próprio mundo emocional é o objetivo dessa disciplina.

Hábitos e controle do comportamento

Nessa disciplina estudaremos o funcionamento da mente e como se estruturam os hábitos, vícios e demais condicionamentos. Veremos a forma científica de construir hábitos e como isso se articula com as diversas técnicas de meditação. O objetivo é fazer do aluno alguém capaz de estabelecer deliberadamente os hábitos que deseja em sua vida.

Meditação aplicada: saúde, vigor, autoconfiança, etc

A meditação pode ser aplicada com sucesso para aprimorar o desempenho nas diferentes tarefas nos diferentes papéis que desempenhamos na vida. Ela afeta nosso estado de saude e vitalidade, nossa disposição emocional, nossa autoconfiança e autoimagem. Nessa disciplina discutiremos essas aplicações.

Meditoterapia

Nessa disciplina, veremos como algumas doenças físicas e emocionais podem ser afetadas beneficamente com a prática de diferentes técnicas de meditação. Também discutiremos as contraindicações para a prática de algumas técnicas de meditação.

Relação professor-aluno

Ensinar a praticar a meditação é uma das coisas mais gratificantes da vida. Tradicionalmente, os professores usam estratégias didáticas diversas e estabelecem diferentes vínculos com seus alunos. Entender a necessidade e expectativas dos alunos e saber criar um relacionamento que favoreça o aprendizado é o objetivo dessa disciplina.

Aulas, cursos e vivências

Nessa disciplina serão apresentadas diretrizes sobre a elaboração de aulas, cursos e workshops de meditação. Como compor o cardápio de técnicas e assuntos a serem abordados, que fatores a considerar na escolha do local, da duração das aulas, das práticas e do curso.

Meditação com diversos públicos

Nessa disciplina veremos os ajustes necessários para atender públicos diferentes, como por exemplo, crianças, estudantes, executivos, atletas.

Mestres e escolas de meditação

Nessa área, entraremos em contato com as diferentes escolas de meditação (no Budismo, no Yoga, no Cristianismo, no Zen, no Vedanta, no Cristianismo, etc.) e suas figuras mais destacadas. Conhecer a vida dessas pessoas e das práticas que desenvolveram enriquece a compreensão sobre a meditação.

As pesquisas cientificas

Muitas pesquisas científicas estão acontecendo e outras tantas já concluíram sobre os variados benefícios da prática habitual da meditação. Conhecer diversas pesquisas científicas que atestam o valor da prática meditativa é o objetivo dessa disciplina. 

Neurofisiologia

O objetivo dessa disciplina é outorgar um conhecimento básico sobre a anatomia do sistema nervoso. Entender o básico sobre a neurofisiologia será útil para entender algumas pesquisas científicas e para explicar alguns dos muitos efeitos benéficos da prática meditativa  

 

Os professores do Curso

Andrês De Nuccio

Andres06 Q.jpg

O professor Andrês, fundador e diretor do Instituto Ísvara, é psicólogo, formador de professores de yoga e medita desde a adolescência. Ele é o idealizador do Curso e principal professor.

Ao longo de mais de 40 anos de experiências, praticou e estudou seguindo as diretrizes de muitas linhas e abordagens diferentes. Dai a sua capacidade em sintetizar os fundamentos comuns às diferentes tradições, seu conhecimento de tantas técnicas e sua facilidade para identificar os pontos chaves que geram os melhores resultados.

Em sua caminhada, começou praticando segundo os ensinamentos de Paramahansa Yogananda, de Ramakrishna, Vivekananda e Ramana Maharshi. Em suas mais de 20 viagens à Índia, Nepal, Myanmar e Tailândia teve oportunidade de estudar e discutir pessoalmente a meditação com muitos monges budistas, hindus e yogues. Entre eles, os Swamis Dayananda, Vagishananda, Shantatmananda, Sarvabhutananda, Paramarthananda, Siddhabodhananda, Pramananda, Brahmaprakashananda e muitos outros menos conhecidos. Também esteve com Arnaud Desjardins na França.


Swami Santatmananda Saraswati

Swami Santatmananda.jpg

Swami Santantmananda é um erudito em Sânscrito e Vedanta e sua participação no Curso colocará os participantes em contato com as reflexões, profundas e sutis, das tradições meditativas mais antigas

Ordenado Swami pelo mestre Swami Dayananda Saraswati, PH.D em Filosofia pela Sastra University, Thanjavur, India, reside em Rishikesh, Índia, onde ministra cursos sobre os temas centrais da vida espiritual.

Em suas aulas, une a sabedoria ancestral com exemplos lúcidos e relevantes para a vida moderna. Seus alunos encontram a objetividade e serenidade emocional necessárias para superar dificuldades e viver de forma mais plena.

O Swami virá ao Brazil a convite do Instituto Ísvara e participará de um dos encontros mensais do Curso discutindo a relação entre meditação, serenidade emocional e conhecimento espiritual.


Dra. Rozany Mucha Dufloth

Rozany.jpg

Ela é médica formada pela Universidade Católica de Pelotas, com Residência Médica em Anatomia Patológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado e Doutorado em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-Doutorado em Citopatologia Clínica pelo Hospital Universitário Karolinska, em Estocolmo, na Suécia.

Especialista em Acupuntura pelo Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa e treinamento avançado em Acupuntura e Moxabustão pela World Federation of Acupunture-Moxibustion Societes, na China.

Por meio do Yoga conheceu a Ayurveda, se formou pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya, aprofundando seus estudos na Internacional Academy of Ayurved de Pune, India. Estudou com diversos Professores e Médicos no Brasil e na India.

Atualmente atua como docente do programa de Pós-Graduação em Oncologia do Hospital de Câncer de Barretos e como  Médica Acupunturista. Percebeu que saúde é o resultado do conhecimento adquirido pela observação individual e uma maneira saudável de viver e que a cura depende do equilíbrio entre eles.

A Dra. Rozany trará para o Curso as pesquisas científicas sobre meditação mais atuais, explicando em detalhe todas suas implicações.


Dra. Ana Márcia Fiorim Enumo

Ana Marcia.jpg

Ela é graduada em Fisioterapia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC), 1986. Fez aprimoramento em Reeducação Postural Global (RPG/EPI) – Fenafito, 1999, aperfeiçoamento em Pilates Clínico Internacional – APPI, 2011, aperfeiçoamento em Terapia Manual – Conceito Maitland, 2013 e pós-graduanda em Osteopatia – EOM (Escuela de Osteopatia de Madri), em andamento, início em 2014.

Fisioterapeuta efetiva da Prefeitura Municipal de Campinas, atuando de 2000 a 2007 no Centro de Referência em Reabilitação (CRR) e desde 2008 no Centro de Referência à Saúde do Idoso (CRI)

Ela trabalhou na capacitação para formação de instrutores de “Lian Gong em 18 Terapias” para a rede pública – Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, de 2002 a 2008. É Terapeuta Ayurveda pelo Método Kusum Modak, 1995 e especialista em Acupuntura – Unisaúde, 2007

Instrutora voluntária de Movimento Vital Expressivo (Sistema Rio Abierto) no Parque Ecológico “Monsenhor José Salim”, desde 2009 e Professora de Yoga – pelo Instituto Ísvara, 2014

Docente do curso de formação de instrutores de Yoga (CIFAY) do Instituto Isvara nas disciplinas Anatomia e Estudo dos Asanas, desde 2017

Viajou para Nepal e India, pelo Instituto Isvara em 2015, tomando contato com a história e a cultura milenares desses países, vivenciando rituais védicos e terapias de Ayurveda

É Estudante de Vedanta – Instituto Isvara, desde 2015 e sócia-proprietária do Espaço terapêutico “Salute per te”, desde 1994.

A Dra. Ana Márcia, será responsável pelas aulas de Anatomia e Fisiologia do Sistema Nervoso e ajudará os alunos a entenderem as vias fisiológicas que explicam os muitos efeitos benéficos das práticas meditativas

02 foto.jpg

Respostas a Perguntas Frequentes:

É preciso ter alguma formação prévia em psicologia ou mesmo ser professor de yoga para frequentar este curso?

Não. Qualquer pessoa que tenha interesse em meditação e o intuito de se sentir bem e fazer as pessoas se sentirem da mesma forma podem frequentar o curso.

Quero conhecer meditação mas não tenho certeza se quero ser professor. Posso fazer o curso?

Sim! Você pode participar de todos os estudos, práticas e vivências, mas não precisa cumprir as exigências de quem deseja um diploma de professor de meditação como as leituras, provas e questionários.

O que é a Área Exclusiva dos alunos?

É uma área à qual somente participantes do curso têm acesso. Nela, os alunos encontrarão vídeos, áudios e textos com material de estudo diverso: preparação para as aulas, síntese de diversos temas-chave, comentários de livros, meditações guiadas, temas complementares etc.

O que acontece se eu tiver que faltar a um encontro mensal?

Você encontrará os pontos principais tratados na aula no material da área exclusiva dos participantes do curso e, portanto, poderá acompanhar a turma sem nenhum problema. E, também, você poderá repor a aula no próximo ano, com a nova turma do curso.

O que acontece se eu não puder terminar o curso ou desistir?

Se precisar interromper, poderá retomar o Curso junto com a turma seguinte. Se não desejar continuar, terá tido uma experiência muito valiosa, instrutiva e benéfica. Em termos de pagamentos, você pagará apenas a mensalidade do mês seguinte ao mês em que informar de sua desistência.

07 foto.jpg

Datas dos encontros mensais:

As aulas serão nos seguintes sábados, sempre das 9 às 17h:

  • 24 de fevereiro
  • 24 de março
  • 21 de abril
  • 26 de maio
  • 30 de junho
  • 28 de julho
  • 25 de agosto
  • 29 de setembro
  • 27 de outubro
  • 24 de novembro
  • 15 de dezembro
  • 26 de janeiro de 2019
08 foto.jpg

Valores:

Este curso irá transformar não somente você em um meditador assíduo e competente como também te capacitará a ajudar outras pessoas a se sentirem bem com uma prática milenar que agora vem sendo estudada e comprovada cientificamente e está se espalhando rapidamente por todo o mundo.

Você será um profissional de ponta formado por um dos mais antigos e renomados institutos de yoga do Brasil e com aulas com um dos mais sérios professores do cenário atual de autoconhecimento.

Quanto vale ser capacitado a ajudar as pessoas a alcançarem o estado de plenitude e paz que você mesmo encontrou? Quanto vale ter uma nova profissão relacionada ao bem estar em um mundo que caminha cada vez mais para essa busca?

Mensalidades:

Você NÃO PAGA MATRÍCULA, apenas as mensalidades. 

Para facilitar sua participação no Curso, criamos a opção de você pagar o curso também em 15 e 18 parcelas. Confira na tabela abaixo:

Captura de Tela 2018-02-05 às 11.26.22.png

Como fazer sua inscrição:

Você pode ligar para o instituto no telefone (19) 3203-1918 e fazer sua reserva com nossas recepcionistas.

Também, você pode reservar sua vaga fazendo sua inscrição agora. Para isso, clique no botão amarelo. Você será direcionado para um site seguro onde poderá efetuar o pagamento da inscrição.

Quando vier fazer sua primeira aula, você poderá pagar as parcelas restantes com cheques pré-datados. Também pode pagar com cartões de débito ou crédito, mas nesse caso, devido aos encargos dos cartões, o valor da mensalidade será de R$ 420,00:

Qualquer dúvida, converse com nossas secretárias pelo telefone (19)3203-1918 ou clique no botão abaixo para elas entrarem em contato com você.