CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

DO CURSO ÍSVARA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MEDITAÇÃO

 

 

O corpo e o estado meditativo

Esta área de estudos e práticas tornará o aluno capaz de entender e vivenciar a estreita correlação que há entre estados físicos e emocionais. Ensinará as diferentes estratégias corporais desenvolvidas pelas tradições meditativas para favorecer a entrada e a permanência no Estado Meditativo.

A respiração e o estado meditativo

Esta área de estudos e práticas tornará o aluno capaz de entender e vivenciar a estreita correlação que há entre o fluxo respiratório e os estados emocionais. Ensinará os diversos exercícios respiratórios desenvolvidas pelas escolas meditativas para facilitar a entrada e a permanência no Estado Meditativo.

A mente e a consciência

Entender através de estudos e vivências a diferença entre o pensar mecânico e condicionado da mente e o ser inteligente e autoconsciente é o objetivo dessa disciplina. Muito se escreveu nas diferentes tradições sobre essa diferença, usando muitos nomes diferentes: alma e mente, purusha e prakriti, shiva e shakti, atman e jiva, etc.

Concentração

Metade das técnicas meditativas podem ser enquadradas dentro da categoria “Concentração”. Aqui serão estudadas e exercitadas numerosas técnicas meditativas, as diferentes formas de praticá-las e seus diferentes resultados físicos, emocionais, mentais e espirituais. Técnicas como visualização, afirmação, mantras, cantilena, chama da vela, batimentos cardíacos, contar respirações e muitas outras fazem parte dessa área.

Contemplação

Nessa disciplina, serão estudadas e exercitadas numerosas técnicas contemplativas, as diferentes formas de praticá-las e seus diferentes resultados físicos, emocionais, mentais e espirituais. Técnicas como vipassana, mindfulness, compaixão, meditação andando, práticas zen, observação das reações e muitas outras serão aprendidas.

Relaxamento, meditação e condicionamento do subconsciente

Aprender a relaxar e a ensinar relaxamentos, discutir o processo e as muitas possibilidades de modificar o pensar automático usando técnicas diversas de relaxamento combinadas com técnicas meditativas é o objetivo dessa disciplina.

A atenção e a experiência

Entender e vivenciar como nossa atenção define nossa experiência gera uma transformação profunda na forma como entendemos a vida e lidamos com ela. Abandonar a postura de vítima e perceber-se como sujeito criador do próprio mundo emocional é o objetivo dessa disciplina.

Hábitos e controle do comportamento

Nessa disciplina estudaremos o funcionamento da mente e como se estruturam os hábitos, vícios e demais condicionamentos. Veremos a forma científica de construir hábitos e como isso se articula com as diversas técnicas de meditação. O objetivo é fazer do aluno alguém capaz de estabelecer deliberadamente os hábitos que deseja em sua vida.

Meditação aplicada: saúde, vigor, autoconfiança, etc

A meditação pode ser aplicada com sucesso para aprimorar o desempenho nas diferentes tarefas nos diferentes papéis que desempenhamos na vida. Ela afeta nosso estado de saude e vitalidade, nossa disposição emocional, nossa autoconfiança e autoimagem. Nessa disciplina discutiremos essas aplicações.

Meditoterapia

Nessa disciplina, veremos como algumas doenças físicas e emocionais podem ser afetadas beneficamente com a prática de diferentes técnicas de meditação. Também discutiremos as contraindicações para a prática de algumas técnicas de meditação.

Relação professor-aluno

Ensinar a praticar a meditação é uma das coisas mais gratificantes da vida. Tradicionalmente, os professores usam estratégias didáticas diversas e estabelecem diferentes vínculos com seus alunos. Entender a necessidade e expectativas dos alunos e saber criar um relacionamento que favoreça o aprendizado é o objetivo dessa disciplina.

Aulas, cursos e vivências

Nessa disciplina serão apresentadas diretrizes sobre a elaboração de aulas, cursos e workshops de meditação. Como compor o cardápio de técnicas e assuntos a serem abordados, que fatores a considerar na escolha do local, da duração das aulas, das práticas e do curso.

Meditação com diversos públicos

Nessa disciplina veremos os ajustes necessários para atender públicos diferentes, como por exemplo, crianças, estudantes, executivos, atletas.

Mestres e escolas de meditação

Nessa área, entraremos em contato com as diferentes escolas de meditação (no Budismo, no Yoga, no Cristianismo, no Zen, no Vedanta, no Cristianismo, etc.) e suas figuras mais destacadas. Conhecer a vida dessas pessoas e das práticas que desenvolveram enriquece a compreensão sobre a meditação.

As pesquisas cientificas

Muitas pesquisas científicas estão acontecendo e outras tantas já concluíram sobre os variados benefícios da prática habitual da meditação. Conhecer diversas pesquisas científicas que atestam o valor da prática meditativa é o objetivo dessa disciplina. 


Neurofisiologia

O objetivo dessa disciplina é outorgar um conhecimento básico sobre a anatomia do sistema nervoso. Entender o básico sobre a neurofisiologia será útil para entender algumas pesquisas científicas e para explicar alguns dos muitos efeitos benéficos da prática meditativa